Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A logoterapia e suas relações com os cuidados de enfermagem em saúde mental / The logoterapy and it's relations with nursing care in mental health

Araújo, Michell Ângelo Marques; Moreira, Karla de Abreu Peixoto; Silveira, Lia Carneiro; Braga, Violante Augusta Batista.
Rev. RENE ; 9(4): 158-164, out.-dez. 2008.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-519403
A enfermagem psiquiátrica tem se caracterizado dessde seu surgimento, como agente perpetuador do modelo manicomial. Com o advento da Reforma Psiquiátrica o enfermeiro junto com outros profissionais de saúde mental, questiona-se e busca novos paradigmas condizentes com os princípios dessa reforma. Algumas indagações surgem Em que se baseiam os enfermeiros, para assistir seus pacientes? E que estratégias devem utilizar? Esse estudo tem como objetivo refletir sobre a utilização da Logoterapia como recurso terapêutico do enfermeiro em saúde mental. O trabalho foi desenvolvido em quatro eixos temáticos primeiro a apresentação da logoterapia e seus princípios fundamentais; o segundo a análise existencial e sua maneira de ver o homem e seus processos; o terceiro as técnicas logoterapêuticas e no quarto a logoterapia e a prática de enfermagem em saúde mental. Percebe-se que o enfermeiro pode utilizar a logoterapia como recurso em saúde mental, pois suas técnicas mostram-se adequadas para potencializar a relação enfermeiro-paciente.
Biblioteca responsável: BR6.1