Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Swallowing and quality of life after total laryngectomy and pharyngolaryngectomy / Deglutição e qualidade de vida após laringectomia e faringolaringectomia total

Queija, Débora dos Santos; Portas, Juliana Godoy; Dedivitis, Rogério Aparecido; Lehn, Carlos Neutzling; Barros, Ana Paula Brandão.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 75(4): 556-564, July-Aug. 2009. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-526158
A disfagia pode ser uma das consequências após a laringectomia total mesmo na ausência de sintomas e comprometer direta ou indiretamente a qualidade vida.

OBJETIVO:

Avaliar as características da deglutição após a laringectomia total e faringolaringectomia com fechamento em T e correlacionar com o questionário Quality of Life in Swallowing Disorders. MATERIAL E

MÉTODO:

Estudo prospectivo através da avaliação de 28 pacientes, quinze submetidos à laringectomia total e treze à faringolaringectomia. A deglutição foi avaliada através da videofluoroscopia em relação às fases preparatória, oral e faríngea e o questionário de qualidade de vida relacionada à deglutição foi aplicado para mensurar a qualidade de vida.

RESULTADOS:

Na avaliação videofluoroscópica foram observadas alterações anatômicas e funcionais. A disfagia foi diagnosticada em 18 (64,3 por cento) dos pacientes, sendo 66,6 por cento de grau discreto e 33,3 por cento de grau moderado/severo. O questionário indicou boa qualidade de vida em quase todas as escalas. As queixas de deglutição apresentaram associação com o questionário nas escalas fardo (p=0,036) e saúde mental (p=0,031). O questionário indicou impacto na escala saúde mental para os pacientes com disfagia de grau severo (p=0,012).

CONCLUSÃO:

Observamos grande incidência de disfagia de grau predominantemente discreto com repercussão em algumas escalas da qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR1.1