Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade na atenção hospitalar: análise da percepção dos trabalhadores de saúde de um hospital do norte cearense / Quality in hospital care: analysis of health care workers perception in a hospital located in the Northern region of the State of Ceará, Brazil

Araújo, Maria Aparecida da Ponte; Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Chagas, Maristela Inês Osawa; Brasil, Rogena Weaver Noronha; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm.
Rev. adm. saúde ; 10(39): 73-78, abr.-jun. 2008.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-527810
O estudo objetiva analisar as concepções sobre qualidade e qualidade na atenção hospitalar dos trabalhadores em saúde de um hospital e maternidade, Cariré - Ceará. A pesquisa é do tipo exploratório, qualitativa e analítica, baseada em estudo de caso, realizada durante o período de maio a agosto de 2006, com 29 trabalhadores de saúde. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista estruturada. Nas falas dos sujeitos ficou evidente que a qualidade deve ser buscada como a forma de chegar à excelência na atenção e, consequentemente, beneficiar e proporcionar o direito de escolha aos sujeitos, sem violentar seus direitos e garantias, proporcionando satisfação aos trabalhadores e clientela. Quanto à qualidade na atenção hospitalar, esta é concebida pelos trabalhadores de saúde como o tipo de atenção que leva trabalhadores e usuários a uma satisfação, por meio de práticas que envolvem tecnologias leves e duras, com o intento de desenvolver uma atenção complexa, de forma holística, humanizada, eficiente, equânime, competente, sem qualquer tipo de discriminação. No entanto, no caso em estudo, faz-se mister que para otimizar a qualidade na atenção é imprescindível que cada um reconheça que precisa melhorar, e assim viver em uma constante busca na excelência de seus atos. Além do estabelecimento de uma ação organizada que tenha como objetivo principal a melhoria contínua da atenção hospitalar. Pois cada dia é um recomeço para um futuro melhor, visando o bem comum.
Biblioteca responsável: BR67.1