Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evolução e prognóstico materno-fetal da cirurgia cardíaca durante a gravidez / Evolución y pronóstico materno-fetal de la cirugía cardiaca durante el embarazo / Maternal-fetal outcome and prognosis of cardiac surgery during pregnancy

Ávila, Walkiria Samuel; Gouveia, Ana Maria Milani; Pomerantzeff, Pablo; Bortolotto, Maria Rita Lemos; Grinberg, Max; Stolf, Noedir; Zugaib, Marcelo.
Arq. bras. cardiol ; 93(1): 9-14, jul. 2009. ilus, graf, tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS | ID: lil-528230
FUNDAMENTO A cirurgia cardíaca favorece o prognóstico materno em casos refratários à terapêutica clínica, contudo associa-se a riscos ao concepto quando realizada durante a gravidez.

OBJETIVO:

Analisar a evolução e o prognóstico materno-fetal de gestantes submetidas à cirurgia cardíaca no ciclo gravídico-puerperal.

MÉTODOS:

Estudou-se a evolução de 41 gestações de mulheres que tiveram indicação de cirurgia cardíaca no ciclo gravídico puerperal. A cardiotocografia fetal foi mantida durante o procedimento nas pacientes com idade gestacional acima de 20 semanas.

RESULTADOS:

A média da idade materna foi de 27,8 ± 7,6 anos, houve predomínio da valvopatia reumática (87,8 por cento), e 15 dessas (41,6 por cento) foram submetidas à reoperação, devido à disfunção de prótese valvar. A média do tempo de circulação extracorpórea foi de 87,4 ± 43,6 min, e a hipotermia foi utilizada em 27 casos (67,5 por cento). Treze mães (31,7 por cento) não apresentaram intercorrências e tiveram seus recém-nascidos vivos e saudáveis. A evolução pós-operatória das demais 28 gestações (68,3 por cento) mostrou 17 complicações maternas (41,5 por cento); três óbitos (7,3 por cento); 12 perdas fetais (29,2 por cento) e quatro casos de malformação neurológica (10 por cento), dois dos quais evoluíram para óbito tardio. Houve uma perda de seguimento após a cirurgia. Nove pacientes (21,9 por cento) foram operadas em caráter de emergência, situação que influenciou (p < 0.001) o prognóstico materno.

CONCLUSÃO:

A cirurgia cardíaca durante a gravidez permitiu sobrevida materna em 92,7 por cento e nascimento de crianças saudáveis em 56,0 por cento das pacientes que apresentaram complicações cardíacas refratárias à terapêutica clínica. O pior prognóstico materno teve correlação com a cirurgia em caráter de emergência.
Biblioteca responsável: BR1.1