Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Monitoramento do uso de medicamentos prescritos em uma unidade de terapia intensiva / Vigilancia del uso de medicamentos recetados en una unidad de terapia intensiva / Surveillance of prescribed drug usage in an intensive care unit

Hinrichsen, Sylvia Lemos; Vilella, Tatiana de Aguiar Santos; Lira, Maria da Conceição Cavalcanti; Moura, Líbia Cristina Rocha Vilela.
Rev. enferm. UERJ ; 17(2): 159-164, abr.-jun. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-528332
O objetivo deste estudo foi analisar o uso de medicamentos prescritos para pacientes hospitalizados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital universitário em Recife, PE. Estudo prospectivo, observacional, durante 12 meses — agosto de 2004 a julho de 2005 —, foi realizado através de visitas diárias à unidade, aplicando-se um questionário para determinar os principais fármacos utilizados. Estiveram expostos a medicamentos, durante a hospitalização, 82 pacientes (47,6% homens e 52,4% mulheres); o diagnóstico mais frequente foram as doenças respiratórias (45,1%); a classe terapêutica mais prescrita foram os antimicrobianos (25,5%), anti-hipertensivos/antiarrítmicos (10,0%) e ansiolíticos/sedativos/hipnóticos (8,6%). Nenhum evento adverso foi observado. Cuidadoso monitoramento de pacientes usando vários medicamentos é necessário para reduzir a incidência de eventos adversos e erros de medicações, especialmente em relação às prescrições de antibióticos em UTIs.
Biblioteca responsável: BR1366.1