Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivenciando a autonomia do cliente e da família: percepção de enfermeiros da unidade de terapia intensiva de um hospital escola / Experiencing the autonomy of the client and the family: nurses perception of the intensive care unit at a school hospital

Moraes, Edvaldo Leal de; Possari, João Francisco; Mendes, Edoília Maria Teixeira; Gouveia, Áquila Lopes; Fonseca, Ariadne da Silva.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 12(135): 375-380, ago. 2009. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-528970
Este estudo tem como objetivo desvelar a percepção de enfermeiros de unidade de terapia intensiva quanto à autonomia do cliente/família. Estudo qualitativo com análise de conteúdo de Bardin. As descrições foram obtidas entrevistando-se oito enfermeiros, utilizando-se as seguintes perguntas "Como você define a autonomia do cliente e da família?", "Como você lida com a autonomia do cliente e da família?" e "Relate uma experiência sua relacionada à autonomia do cliente e da família." A análise dos discursos possibilitou identificar três categorias definindo a autonomia do cliente e da família, lidando com a autonomia do cliente e da família, vivenciando a autonomia do cliente e da família. O estudo evidenciou que os enfermeiros vivenciam a autonomia do cliente/família de forma conflitiva, por um lado acreditam ser importante respeitar esse princípio, por outro revelam a necessidade de impor limites para os usuários do serviço.
Biblioteca responsável: BR21.1