Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações e possibilidades de prevenção de acidentes com crianças em creches de Fortaleza, Ceará / Actions and possibilities of accidents prevention with children in daycare at Fortaleza, Ceará State

Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza; Carneiro, Rochelle Cíntia Militão Maciel; Frota, Mirna Albuquerque; Gomes, Ana Lúcia Araújo; Ximenes, Lorena Barbosa.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 14(5): 1687-1697, nov.-dez. 2009.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-529122
Este estudo descreve o cotidiano de professoras da educação infantil, em creches de Fortaleza, Ceará, Brasil, bem como as ações desenvolvidas e as possibilidades de prevenção de acidentes com crianças, nesse espaço educativo e de cuidado à saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 17 professoras de Educação Infantil, que trabalhavam em creches da Secretaria Executiva Regional VI, em Fortaleza, Ceará, em 2004. A entrevista semi-estruturada conduziu à coleta de dados e esses foram analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados evidenciaram que as professoras concebem esse tipo de acidente como passível de prevenção mediante a orientação à família, alterações físicas no espaço domiciliar e elaboração e cumprimento de leis específicas. Reconhecem que a agilidade e curiosidade da criança favorecem a ocorrência dos acidentes. Em suas práticas, relatam e propõem vigilância, mudanças na estrutura física das creches e educação por meio de orientações às crianças, professores, pais ou responsáveis, estendendo-se à comunidade. Portanto, é preciso que os profissionais de saúde compartilhem sua prática de cuidado com os profissionais do setor da educação, não só prevenindo acidentes e outros agravos à saúde humana, mas, sobretudo, ampliando conceitos que contribuam com a Promoção da Saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1