Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiological study on leishmaniasis in an area of environmental tourism and ecotourism, State of Mato Grosso do Sul, 2006-2007 / Estudo epidemiológico das leishmanioses em área de turismo ambiental e ecoturismo, Estado de Mato Grosso do Sul, 2006-2007

Andrade, Ana Rachel Oliveira de; Nunes, Vânia Lúcia Brandão; Galati, Eunice Aparecida Bianchi; Arruda, Carla Cardozo Pinto de; Santos, Mirella Ferreira da Cunha; Rocca, Maria Elizabeth Gizi; Aquino, Ricardo Braga.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 42(5): 488-493, Sept.-Oct. 2009. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-532503
O presente trabalho teve por objetivo proceder ao levantamento sorológico para leishmanioses em cães e identificar a fauna flebotomínea da zona urbana de Bonito, Mato Grosso do Sul. O inquérito sorológico foi realizado em amostras de 303 cães com a utilização da reação de imunofluorescência indireta. As capturas de flebotomíneos realizaram-se com armadilhas automáticas luminosas. O inquérito sorológico identificou 30 por cento cães reagentes procedentes do centro e de todos os bairros da cidade. Foram capturados 2,772 exemplares de flebotomineos, sendo a espécie mais freqüente foi Lutzomyia longipalpis (90.4 por cento), o que corrobora o seu papel de vetora de leishmaniose visceral canina na região. Foram capturados, também, flebotomíneos da espécie Bichromomyia flaviscutellata, principal vetora da Leishmania (Leishmania) amazonensis, e Nyssomyia whitmani, vetora da Leishmania (Viannia) braziliensis. Os achados indicam a necessidade de uma contínua vigilância epidemiológica, atentando para a diminuição dos criadouros dos vetores e da transmissão desses agravos naquela região.
Biblioteca responsável: BR1.1