Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico das vítimas atendidas na emergência com intoxicação por agrotóxicos / Epidemiological profile of pesticide intoxication victims in emergency

Lima, Maria Alzete de; Bezerra, Eveline Pinheiro; Andrade, Luciene Miranda de; Caetano, Joselany Afio; Miranda, Maira Di Ciero.
Ciênc. cuid. saúde ; 7(3): 288-294, jul.-set. 2008. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-532656
Com o presente estudo objetivou-se investigar o perfil das vítimas de intoxicação exógena por agrotóxico em um hospital de emergência. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo, tendo como amostra 388vítimas de intoxicação exógena no ano de 2005, em Fortaleza, Ceará. Os dados foram coletados a partir de umaficha de investigação do CEATOX da instituição. Do total observado, 196 (50,5%) eram do sexo feminino, a faixaetária predominante foi de 15 a 24 anos, com 157 (40,5%) vítimas, e a maioria era procedente da capital(69,3%). O principal motivo da intoxicação foi tentativa de suicídio (77,3%), e a grande maioria dos episódios ocorreu no domicílio (83,5%) e 42% dos casos, até o término dos levantamentos, haviam saído de alta por cura. Diante dos resultados, foi possível perceber a necessidade de elaborar políticas de promoção da saúde para aprevenção das intoxicações, assim como estratégias capazes de dificultar a aquisição dos agrotóxicos.
Biblioteca responsável: BR513.1