Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abscesso retrofaríngeo de evolução tardia após ingesta de corpo estranho / Late evolution retropharyngeal abscess after ingestion of foreign body

Ramos, Henrique Faria; Takahashi, Marystella Tomoe; Monteiro, Tatiana Alves; Koishi, Henry Ugadin; Imamura, Rui.
Arq. int. otorrinolaringol. (Impr.) ; 13(3)jul.-set. 2009. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-534665

Introdução:

As complicações relacionadas à ingesta de corpos estranhos, como o abscesso retrofaríngeo, são de baixa prevalência, no entanto potencialmente graves.

Objetivo:

Apresentar um caso de abscesso retrofaríngeo de evolução tardia após ingesta de corpo estranho. Relato de Caso Paciente do sexo feminino apresentando disfagia, dor a movimentação cervical e sensação de corpo estranho em faringe, cerca de um mês após remoção de corpo estranho no nível do músculo cricofaríngeo. Apesar de não apresentar febre ou leucocitose, devido à leve dificuldade de mobilização cervical e perda da crepitação laríngea foram realizados radiografia simples e tomografia computadorizada de pescoço, que demonstravam sinais de abscesso retrofaríngeo. Drenagem cirúrgica do abscesso e antibioticoterapia conduziram a boa evolução do quadro e reversão dos sintomas.

Conclusão:

Abscesso retrofaríngeo pode ocorrer várias semanas após ingesta de corpo estranho. Ausência de febre e leucocitose não exclui o diagnóstico mesmo em pacientes imunocompetentes. Um alto grau de suspeição conduz à realização de exames diagnósticos e conduta adequados.
Biblioteca responsável: BR66.1