Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicação não verbal entre mãe e filho na vigência do HIV/AIDS à luz da tacêsica / Non-verbal communication between mother and child in HIV/AIDS conditions from the perspective of the language of touch / Comunicación no verbal entre madre e hijo con VIH/SIDA a la luz del tacésica

Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Costa, Ênia; Lima, Ivana Cristina Vieira de; Paiva, Simone de Sousa; Almeida, Paulo César de; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 13(4): 780-785, dez. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-535356
Propôs-se analisar a comunicação não verbal entre mãe e filho na vigência do HIV/AIDS à luz da tacêsica (linguagem do toque) durante o desempenho dos cuidados maternos. Estudo exploratório desenvolvido em ambiente experimental em Fortaleza-CE no segundo semestre de 2007 com cinco díades mãe-bebê. Foram utilizados três recursos para a coleta de dados questionáriosemiestruturado sobre a história de vida da mãe e da criança; filmagens de cuidados maternos (troca, banho, ninar, brincar e alimentar); e roteiro de análise das filmagens baseado na tacêsica. Identificaram-se 354 interações, cujas análises apontaram queo banho apresentou maior número de interações mãe e filho, havendo ainda prevalência entre os cuidados do toque de intensidade firme e o uso do toque instrumental. Conclui-se que as relações mãe-filho inseridas no universo do HIV devem ser continuamente debatidas com vistas à promoção de cuidado mais eficaz, e que os cuidados maternos são uma oportunidade para fortalecer oslaços afetivos mediante o uso do toque, promovendo o desenvolvimento emocional e social satisfatório da criança.
Biblioteca responsável: BR442.1