Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Exposição a pesticidas e repercussão na saúde de agentes sanitaristas no Estado do Ceará, Brasil / Pesticide exposure and its repercussion in the health of sanitary agents in the State of Ceará, Brazil

Lima, Estelita Pereira; Lopes, Suziy de Matos Bandeira; Amorim, Maria Iracema Mariano de; Araújo, Laura Helena Silva; Neves, Kelly Rose Tavares; Maia, Evanira Rodrigues.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 14(6): 2221-2230, dez. 2009.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-535989
Os agentes sanitaristas são os trabalhadores mais expostos aos efeitos dos inseticidas nas campanhas antivetoriais, desde o preparo da calda até a aplicação nas áreas intra ou peridomiciliares. Fatores como falta de equipamentos de proteção individual ou desconhecimento da forma correta de manipulação de cada produto aumentam os riscos de intoxicação. O objetivo deste trabalho foi analisar a história ocupacional de agentes sanitaristas sobre o controle dos vetores no Estado do Ceará e sua repercussão na saúde destes trabalhadores. As histórias de vida ocupacionais foram relatadas por dez agentes, através de entrevistas individuais gravadas. O conteúdo foi analisado a partir da construção de categorias como perfil dos agentes, controle de endemias, condições de trabalho, riscos e alterações na saúde. Os depoimentos revelaram condições de trabalho geradoras de risco à saúde dos agentes, desde intoxicações agudas a crônicas, além de outros problemas, como o alcoolismo. Constatou-se que os profissionais foram desrespeitados como seres humanos e que houve descumprimento dos direitos trabalhistas, evidenciando-se o descaso por parte dos seus superiores e instituição contratante.
Biblioteca responsável: BR1.1