Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão ao tratamento após aconselhamento genético na Síndrome de Down / Adhesión a la estimulación después del asesoramiento genético en Síndrome de Down / Adherence to treatment post genetic counseling in Down Syndrome

Micheletto, Marcos Ricardo Datti; Amaral, Vera Lúcia Adami Raposo do; Valerio, Nelson Iguimar; Fett-Conte, Agnes Cristina.
Psicol. estud ; 14(3): 491-500, jul.-set. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-536989
A estimulação precoce traz benefícios significativos aos indivíduos com síndrome de Down (SD), a seus familiares e à sociedade. Este estudo avaliou o efeito do aconselhamento genético (AG) sobre o comportamento de adesão de pais ao tratamento de estimulação, os fatores que influenciaram o acesso ao AG e ao tratamento e a satisfação com o AG. Participaram do estudo 12 casais de pais, entrevistados mediante roteiros semiestruturados, em três etapas pré-AG, pós-AG e follow-up. Apesar da dificuldade de acesso ao AG e aos tratamentos, a maioria ficou satisfeita com o AG recebido. Este processo influenciou significantemente o comportamento de adesão ao tratamento, pois, provavelmente, as orientações recebidas foram responsáveis pela mudança do comportamento. Regras bem-definidas promovem modificações comportamentais e são úteis na SD. Operam como estímulo discriminativo para o comportamento de adesão dos pais ao tratamento de seus filhos.
Biblioteca responsável: BR513.1