Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da alteração dimensional em modelos de gesso tipo IV obtidos a partir de moldes de silicona de adição após desinfecção por imersão em glutaraldeído a 2% / Evaluation of the dimensional alterations in type IV plaster models obtained from addition silicone impressions after disinfection by immersion in 2% glutaraldehyde

Macário, Cláudia Santos; Góis, Gleyciane de Araújo; Rodrigues, Rodrigo Araújo; Barros, Henrique Pereira; Sousa, Roberto Sérgio de Vasconcelos.
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr ; 8(3)set.-dez. 2008. graf, ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: lil-537853

Objetivo:

Verificar por meio de microscopia as alterações dimensionais produzidas em modelos de gesso tipo IV obtidos a partir de moldes de silicona de adição, que passaram por processo de desinfecção por imersão em Glutaraldeído a 2%.

Método:

A partir de uma matriz metálica retangular contendo dois cilindros com marcações para mensuração da alteração dimensional foram criados 4 grupos e realizadas 10 moldagens para cada grupo, utilizando moldeiras individuais de resina acrílica e silicona de adição como material de escolha, variando o processo de desinfecção e vazamento de gesso, para a obtenção dos seguintes grupos Grupo A moldes de silicona de adição com processo de desinfecção por imersão em glutaraldeído 2% e vazamento com gesso tipo IV através de espatulador à vácuo; Grupo B moldes de silicona de adição sem processo de desinfecção e vazamento de gesso tipo IV por espatulação manual; Grupo C moldes de silicona de adição com desinfecção por glutaraldeído 2% e vazamento de gesso tipo IV por espatulação manual; Grupo D moldes de silicona de adição sem processo de desinfecção e vazamento através de espatulador ?? vácuo. Os modelos foram examinados ao microscópio óptico com aumento de 100 vezes para mensuração das distâncias entre os pontos pré-determinados. Os dados foram comparados entre os grupos e os grupos com a matriz inicial.

Resultados:

Nenhum dos grupos demonstrou diferença estatisticamente significante (teste não paramétrico de Kruskal-Wallis) em relação a matriz inicial.

Conclusão:

O método de desinfecção por imersão em Glutaraldeído a 2% não provocou alterações dimensionais significantes em relação a matriz inicial, sendo indicado para utilização na clínica diária. O método de espatulação mecanizada a vácuo demonstrou superioridade em relação ao método mecânico manual.
Biblioteca responsável: BR1264.1