Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento de alunos deficientes auditivos e de seus educadores relacionado às doenças sexualmente transmissíveis / Conocimiento de alumnos sordos y de sus educadores en relación a las enfermedades sexualmente transmisibles / Awareness of sexually transmitted diseases among deaf students and educators

Fernandes, Janaína Francisca Pinto; Alves, Maria Dalva Santos; Barroso, Maria Grasiela Teixeira; Oriá, Mônica Oliveira Batista.
Rev. enferm. UERJ ; 17(3): 338-343, jul.-set. 2009.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-538989
Estudo exploratório com abordagem quanti-qualitativa, realizado no período de agosto/2004 a agosto/2005, com 20 alunos deficientes auditivos e 23 educadores que trabalham com este grupo, em duas instituições que dispõem de serviços especializados, localizadas na região norte-nordeste da cidade de Fortaleza-CE. Objetivamos identificar o conhecimento de ambos os grupos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST). Para a coleta de dados, foram empregados a observação, com registro no diário de campo, e dois questionários. Os resultados revelaram que esses alunos têm conhecimento parcial sobre o tema e estão em situação de risco para contrair as DST, enquanto os educadores necessitam de esclarecimentos sobre a identificação correta dessas doenças e os modos de prevenção. É imprescindível o cumprimento da lei que assegura ao deficiente o acesso ao Sistema Único de Saúde e a formulação de políticas públicas que facilitem seu acesso às informações e orientações sobre a prevenção e o tratamento das DST.
Biblioteca responsável: BR1366.1