Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da atuação do enfermeiro na gerência de unidades básicas de saúde / Analysis of managerial work of the nurse in basic health units / Análisis del trabajo gerencial del enfermero en unidades básicas de salud

Fernandes, Marcelo Costa; Barros, Adriana Sousa; Silva, Lucilane Maria Sales da; Nóbrega, Maria de Fátima Bastos; Silva, Maria Rocineide Ferreira da; Torres, Raimundo Augusto Martins.
Rev. bras. enferm ; 63(1): 11-15, jan.-fev. 2010. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-542554
Objetivou-se analisar o trabalho do enfermeiro gerente, conhecer suas ações, verificar a importância atribuída ao planejamento e identificar fatores que interferem na gerência. Pesquisa descritiva, realizada em 10 unidades básicas de saúde de Fortaleza, CE com 10 enfermeiros, selecionados por ocuparem cargos de gerentes. A coleta dos dados deu-se em janeiro de 2008, através de entrevista estruturada. Desses a maioria era do sexo feminino na faixa etária de 37 a 57 anos. Para sete dos enfermeiros gerentes a gestão de pessoas e o planejamento é o mais importante. Relataram dificuldades quanto à composição incompleta das equipes, falta de capacitação profissional e carência de recursos financeiros. Essa pesquisa reúne informações relevantes para conhecimento e análise das ações gerenciais do enfermeiro na atenção básica.
Biblioteca responsável: BR1.1