Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reconstrução da porção medial da pálpebra inferior com retalho de Imre / Reconstruction of medial portion of inferior eyelid using the Imre flap

Beirigo, Marina Felca; D'Alessandro, Gabriel Salum; Oksman, Denis; Nunes, Tatiana Rego; Busnardo, Fábio de Freitas; Pinto, Walter Soares.
Rev. bras. cir. plást ; 24(4): 569-572, out.-dez. 2009. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-545156

Introdução:

A reconstrução da pálpebra inferior se constitui em um importante capitulo de reconstruçãofacial, tanto por seu aspecto estético quanto por sua importância funcional, evitandocomprometimentos oculares mais graves. Dissertamos neste artigo sobre uma excelente opçãoterapêutica para esse tipo de reconstrução, especialmente em casos de defeitos extensos da pálpebra.Relato dos casos Foram operados dois pacientes, em junho de 2008, que apresentavamdefeitos da pálpebra inferior entre 50% e 75% da mesma após ressecção de tumores de pele.Esses pacientes foram submetidos à reconstrução com retalho de Imre, descrito, em 1903, pelocirurgião Joseph Imre, seguindo sua marcação original, evoluindo com resultado efetivo quantoa sua importância funcional e estética. Os casos operados apresentaram bom posicionamento daspálpebras inferiores, sem ectrópio, apresentando apenas uma leve esclera aparente, porém semrepercussão funcional em um dos casos operados. As cicatrizes resultantes localizaram-se nossulcos naturais da face. Discussão Consideramos que a técnica proposta por Imre se adequaàs necessidades da reconstrução palpebral inferior, proporcionando bom resultado funcionale estético, com pouca morbidade de área doadora.

Conclusão:

O retalho de Imre se constituiem mais uma opção para reconstrução da porção medial da pálpebra inferior, sendo de fácilexecução e reprodutível, mesmo em grandes defeitos da mesma.
Biblioteca responsável: BR32.1