Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características e agravos prevalentes da população assistida na fase perinatal: estudo em um hospital terciário do SUS / Characteristics, diseases and injuries of a maternal and child population assisted during the perinatal phase: research performed in a high complexity hospital of the Public Health System / Características y problemas prevalentes en la población atendida en período perinatal: estudio en un hospital terciario del SUS

Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Marques, Juliana Freitas; Jorge, Maria Salete Bessa; Pinto, Francisco José Maia; Guarita, Lizandra Kely de Sousa; Menezes, Natália Soares de.
REME rev. min. enferm ; 13(4): 565-573, out.-dez. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-547335
Com este texto, objetivou-se caracterizar os aspectos sociodemográficos da clientela e determinar o perfil das doenças e dos agravos prevalentes da população materno-infantil assistida na fase perinatal. Este é um estudo quantitativo, de corte transversal, por meio do qual são analisados 421 prontuários do serviço de obstetrícia de um hospital terciário do SUS, situado em Fortaleza-Ceará, no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2006. As variáveis estudadas foram as características socioeconômicas, como idade, estado civil, escolaridade e profissão; características obstétricas, como tipo de parto, consulta pré-natal e complicações prevalentes na população da unidade de obstetrícia e neonatologia. Prevaleceram, na população estudada, mulheres de faixa etária entre 20 a 25 anos (30,2%), solteiras (56,8%), dentre as quais 45,7% possuíam o ensino fundamental e 56,9% eram donas de casa - "do lar". Em relação às características obstétricas, 21,3% das usuárias realizaram acima de seis consultas pré-natais e 54,5% dos partos foram do tipo cesárea. A principal complicação materna foi a pré-eclâmpsia (43,4%) e o principal agravo entre os recém nascidos foi a síndrome do desconforto respiratório (64,1%). O perfil de doenças e agravos com a mãe e o bebê são de médio e alto riscos, carecendo de assistência especializada e qualificada; portanto, há necessidade de ampliação de recursos humanos e materiais para atender às necessidades dessa população.
Biblioteca responsável: BR21.1