Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência da topografia e tratamento da superfície de pinos de fibra de vidro na retenção quando cimentados com cimneto resinoso dual / Influence of topography and surface treatment in fiber glass posts retention when cemented with dual cure resin cement

Andrade, Alessandra Pereira de; Russo, Eliza Maria Agueda; Shimaoka, Angela Mayumi; Carvalho, Rubens Côrte Real de.
Rev. odontol. Univ. Cid. Sao Paulo ; 18(2): 117-122, maio-ago. 2006. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: lil-550089

Introdução:

Este trabalho tem por objetivo avaliar a influência da topografia e tratamento da superfície em duas marcas de pinos estéticos de fibra de vidro em relação à sua retenção quando cimentados com um cimento resinoso dual.

Métodos:

Foram utilizados trinta dentes unirradiculares tratados endodonticamente e desobturados em 10 mm a partir do limite cervical. As raízes foram separadas de suas coroas e divididas aleatoriamente em três grupos de 10 cada. Os 10 pinos serrilhados (Reforpost® - Angelus) e 10 pinos lisos (Fibiocore® posts - Anthogyr) receberam como tratamento de superfície o condicionamento ácido e a silanização. Outros 10 pinos lisos (Fibiocore® posts - Anthogyr) foram microjateados com óxido de alumínio, condicionados e silanizados. As raízes foram limpas e preparadas com sistema adesivo Excite DSC (Ivovlair Vivadent) para receberem os pinos estéticos, os quais foram cimentados com cimento resinoso dual Variolink II (Ivoclair Vivadent). Os conjuntos raiz + cimento resinoso + pino foram mantidos em água destilada a 37°C durante 24 horas e, então submetidos ao teste de tração.

Resultados:

Os resultados obtidos foram avaliados estatisticamente pelo teste de Kruskal-Wallis com significância de 1%, mostrando que a topografia e tratamento da superfície do pino interfere na sua adesão, sendo os serrilhados (10,94 MPa) e lisos-jateados (11,51MPa) estatisticamente mais retentivos do que os lisos (4,89 MPa).

Conclusão:

Não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os pinos serrilhados e os lisos-jateados (10,94 MPa e 11,51MPa respectivamente).
Biblioteca responsável: BR97.1