Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do estado nutricional de crianças com cardiopatia congênita sob a ótica de Pender / Evaluación del estado nutricional de niños con cardiopatías congénitas bajo la ótica de Pender / Assessment of the nutritional state of children with congenital heart disease from the perspective of Pender

Monteiro, Flávia Paula Magalhães; Oliveira, Célida Juliana de; Vitor, Allyne Fortes; Araujo, Thelma Leite de; Ximenes, Lorena Barbosa.
Rev. enferm. UERJ ; 17(4): 581-588, out.-dez. 2009. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-550110
Objetivou-se investigar índices antropométricos de crianças com até dois anos de idade, com cardiopatias congênitas, na unidade de terapia intensiva, descrever a alimentação dessas crianças e analisar índices antropométricos a partir da variável fator pessoal biológico do modelo teórico de promoção da saúde de Nola Pender. Estudo retrospectivo documental, realizado em abril/2008, em um hospital de referência em doenças cardíacas da periferia de Fortaleza-CE. Foram investigados 60 prontuários a partir de formulário estruturado visando sua identificação, diagnóstico médico, peso, idade e alguns dados sociodemográficos das famílias dessas crianças. É possível promover a saúde das crianças no âmbito hospitalar desde que a equipe de saúde seja multidisciplinar e atenta aos princípios da promoção da saúde, considerando fatores ambientais, socioculturais e psicológicos para adaptar conceitos de nutrição saudável no contexto da internação. Para isso, a utilização de modelos teóricos auxilia o enfermeiro a dimensionar sua prática para as reais necessidades dessa clientela.
Biblioteca responsável: BR1366.1