Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O processo histórico do arquétipo familiar contemporâneo e a invenção do incesto / El proceso histórico del arquétipo familiar contemporáneo y la invención del incesto / The historical process of the family archetype comtemporary and the incest invention

Solano, Lorrainy da Cruz; Queiroz, Johny Carlos de; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; Timóteo, Rosalba Pessoa de Souza; Monteiro, Akemi Iwata.
Rev. enferm. UERJ ; 17(4): 601-605, out.-dez. 2009.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-550113
O incesto emerge na atualidade como problema de saúde, já que é definido como situação de violência sexual. O objetivo deste artigo é refletir acerca do caráter natural da gênese do incesto, contextualizando-o nas narrativas históricas familiares. Trata-se de pesquisa bibliográfica buscando aportes de autores com discussão sobre família. Como resultados, expõem-se as inter-relações entre família e incesto, seguidas de discussão acerca dessa problemática como violência sexual baseada nas relações do patriarcado. Conclui-se que compreender a construção histórica do modelo familiar contemporâneo e o entorno do nascimento do incesto é um desafio para a enfermagem como prática social, pois a percepção dos seus determinantes irá propiciar a transformação dessa realidade.
Biblioteca responsável: BR1366.1