Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Biópsia excisional por agulhamento de lesões mamárias não palpáveis: indicações, técnica e resultados / Excisonal biopsy with wirw localization of non palpable breast lesions: indicators, technique and results

Menke, Carlos Henrique; Cericatto, Rodrigo; Bittelbrunn, Fernando; Delazeri, Gerson Jacob.
Rev. bras. mastologia ; 19(4): 146-151, out.-dez. 2009. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-550134
Com o aumento do rastreamento mamográfico, identificam-se cada vez mais lesões menores e não palpáveis, surgindo a necessidade de localiza-las tanto para diagnóstico como para tratamento. Neste trabalho, descreveram-se a técnica e suas indicações e apresentaram-se os resultados dos casos de agulhamento do Serviço de Mastologia e Radiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Métodos:

Avaliaram-se, retrospectivamente, 586 casos de agulhamento operados no período de 1995 a 2004. As indicações para o procedimento foram as alterações mamográficas de lesões não palpáveis, classificadas de acordo o sistema BIRADS.

Resultados:

A principal indicação cirúrgica foram as microcalcificações, num total de 373 casos (63,7%), seguidas de nódulos em 37,2%. A idade média das pacientes foi de 53 anos (23 a 82). O valor preditivo positivo (VPP) geral para malignidade foi de 0,30 (177/586 casos). As alterações funcionais benignas da mama (AFBMs) corresponderam ao diagnóstico mais comum (34,1%). Noventa e quatro por cento dos casos de carcinoma ductal in situ (CDIS) foram diagnosticados mamograficamente como microcalcificações.

Conclusões:

Considerando os dados apresentados e a experiência do serviço, a biópsia por agulhamento continua sendo o principal procedimento para diagnóstico e tratamento de lesões não palpáveis. Trata-se de um método seguro, porém não isento de riscos.
Biblioteca responsável: BR14.1