Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem no Programa Saúde da Família: um enfoque das famílias em situação de luto / Nursing attendance in the Family Health Program: focus on families in mourning situation

Silva, Lucilane Maria Sales da; Rodrigues, Harley Anderson Fernandes; Silva, Maria Verônica Sales da; Nóbrega, Maria de Fátima Bastos.
Rev. RENE ; 6(3): 56-62, set.-dez. 2005.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-550204
Objetivou-se verificar como os enfermeiros atuam na assistência às famílias em situação de luto. Estudo descritivo realizado nas unidades de saúde da família em Sobral-CE. A coleta de dados ocorreu de outubro a novembro de 2003. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada, aplicada a 14 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Os dados foram analisados e interpretados através da análise do discurso. Considera-se que, os enfermeiros do programa saúde da família estão prestando assistência às famílias enlutadas, por meio, principalmente, da visita domiciliar. Outras ações se referem à orientação as questões burocráticas que permeiam o processo de óbito. Isso mostra a amplitude do cuidado prestado. A assistência às famílias é vista por muitos enfermeiros, não como uma obrigação estabelecida em protocolos, mas, como uma questão de humanismo e solidariedade.
Biblioteca responsável: BR6.1