Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Processo de trabalho em setor de emergência de hospital de grande porte: a visão dos trabalhadores de enfermagem / Work process in the emergency room of the large hospital: a vision of nursing workers

Barbosa, Karine Pacheco; Silva, Lucilane Maria Sales da; Fernandes, Marcelo Costa; Torres, Raimundo Augusto Martins; Souza, Rândson Soares de.
Rev. RENE ; 10(4): 70-76, oct.-dec. 2009.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-550214
Neste artigo, objetivou-se conhecer a visão dos trabalhadores de enfermagem acerca do aporte estrutural e do processo de trabalho desenvolvido no setor de emergência de um hospital de grande porte. Estudo descritivo com abordagem qualitativa. A população da investigação foi constituída por enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem do setor de emergência, utilizando uma entrevista semi-estruturada para a coletada dos dados. Analisaram-se os dados por meio da técnica denominada de análise de conteúdo. Sobressaindo-se as queixas e inquietações dos trabalhadores de enfermagem sobre o processo de trabalho, a satisfação pessoal, os riscos e danos à saúde, bem como as condições necessárias ao melhor desempenho do trabalho no setor de emergência. Identificando-se que os profissionais percebem os riscos de adoecimento e da ausência de segurança que o ambiente hospitalar, em especial a emergência, apresenta. Sentindo-se, muitas vezes, desamparados pelos órgãos e instâncias de fiscalização da saúde dos trabalhadores.
Biblioteca responsável: BR6.1