Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prospecção de leveduras em secreção vaginal e correlação com hemograma e dosagem de glicose / Prospection of yeasts in vaginal secretion and correlation with hemograma and dosage of glucose

Gomes, Bruno Severo; Lima, Adriana Nunes de; Neves, Rejane Pereira; Magalhães, Oliane Maria Correia; Giampaoli, Viviana; Porto, Ana Lucia Figueiredo; Queiroz, Lusinete Aciole de.
Rev. bras. anal. clin ; 42(1): 59-64, 2010. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-550547
No período compreendido entre outubro de 2003 e agosto de 2004 foram realizadas coletas de secreção vaginal para exame micológico em 146 mulheres 12 grávidas, 11 com sintomas e 1 sem sintomas; 134 não grávidas, 117 com sintomas e 17 sem sintomas de levedurose vaginal, atendidas no laboratório de ginecologia do Centro de Saúde Manuel Caldas de Araújo, Cidade do PAulista - PE. Em 60% das amostras de secreção vaginal foram detectadas leveduras ao exame direto e foi obtida cultura. Em 27% não foram observadas estruturas fúngicas ao exame direto e cultura não foi obtida. Em 13% foram observadas estruturas fúngicas ao exame direto e cultura não foi obtida. Foram isoladas leveduras pertencentes aos gêneros Candida (82%), Trichosporon (9%), Rhodotorula (8%) e Kloeckera (1%). Através da análise estatística o número de hemácias foi a única variável no hemograma que demonstrou correlação com a presença de leveduras na secreção vaginal.
Biblioteca responsável: BR408.1