Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Home caregivers knowledge and practices of pressure ulcer: qualitative study / Saberes e práticas de cuidadores domiciliares sobre úlcera por pressão: estudo qualitativo / Saberes y prácticas de los cuidadores domiciliares de pacientes con úlcera de presión: un estudio cualitativo

Silva, Maria de Loudes Bezerra; Vasconcelos, Michelle Alves; Lopes, Roberlândia Evangelista; Lima, Maria Claudia Galdino Alves; Chagas, Maristela Inês Osawa; Ferreira, Adriana Gomes Nogueira.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-551656
A úlcera por pressão (UP) surge por restrições de mobilidade e pacientes com estas limitações necessitam de cuidador. Estudo do tipo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa cujos objetivos foram traçar o perfil do cuidador domiciliar; avaliar o conhecimento destes sobre UP; identificar as prevenções realizadas pelos mesmos e os fatores que dificultam e facilitam no cuidado, foi desenvolvido com sete cuidadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com sete cuidadores de pacientes portadores de úlcera de pressão e analisados seguindo as diretrizes da análise temática. O estudo revelou que a maioria dos cuidadores eram mulheres e filhas com déficit de conhecimento sobre prevenção de UP. Como obstáculo do cuidado foi mencionado peso e como facilitadores o amor e carinho. Concluímos que como o paciente acamado requer cuidados relativos à prevenção da UP, cabe a enfermagem avaliar e gerenciar as necessidades dos pacientes e cuidadores, o que contribuirá para promoção da assistência qualificada, e possibilitará ao cuidador autonomia na realização dos cuidados.
Biblioteca responsável: BR1342.1