Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussões psicofísicas na saúde dos enfermeiros da adaptação e improvisação de materiais hospitalares / Consecuencias sobre la salud física y psicológica del personal de enfermeria debido a la necesidad de adaptación y de improvisación de suministros hospitalarios / Psychophysical impact on nurses’ health due to adaptation and improvisation of hospital supplies

Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Santos, Déborah Machado dos; Ramos, Érica Lima; Anunciação, Caroline Tavares da; Thiengo, Priscila Cristina da Silva; Fernandes, Marcela Costa.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 14(2): 236-243, abr.-jun. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-553818
Pesquisa qualitativa descritiva. O objeto de estudo foram as repercussões psicofísicas para a saúde dos enfermeiros diante da necessidade de adaptação e improvisação de materiais e de equipamentos para assegurar a prestação do cuidado em situaçãode precarização das condições de trabalho. Os objetivos foram analisar os sentimentos dos enfermeiros diante da necessidade de adaptação e de improvisação de materiais e de equipamentos no ambiente hospitalar e discutir as repercussões na saúde doenfermeiro diante desta necessidade. Os sujeitos foram 25 enfermeiros que atuavam em unidades de internação de um hospital escola da cidade do Rio de Janeiro. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que,devido às frequentes adaptações e improvisações de materiais, os enfermeiros sofrem repercussões negativas na saúde medo,angústia, estresse, irritação, dores nas pernas e região lombar, cefaleia e cansaço.
Biblioteca responsável: BR442.1