Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A estratégia de redução e a carga de trabalho dos coletores de lixo domiciliar de uma grande cidade: estudo de caso baseado na Análise Ergonômica do Trabalho / The reduction strategy and the workload of a big city garbage collectors: a case study based on Ergonomic Work Analysis

Vasconcelos, Renata Campos; Lima, Francisco de Paula Antunes; Abreu, Ana Carolina Medeiros da Silveira; Silva, Raquel Christine Ribeiro; Camarotto, João Alberto; Murta, Edmar Pires.
Rev. bras. saúde ocup ; 33(117)jan.-jun. 2008.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-553890
Este trabalho descreve a utilização do método de redução como estratégia de trabalho desenvolvida pelos coletores de lixo (garis) de uma grande cidade e seus reflexos na organização e na carga de trabalho. O método de redução consiste de atividade preparatória à coleta de lixo por meio da formação de estoques intermediários antes do carregamento nos caminhões. O trabalho dos garis foi estudado utilizando-se a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET),complementada por avaliações de esforço físico. Quanto à organização do trabalho, verificou-se que, ao utilizarem esta estratégia, os garis trabalham em ritmo mais cadenciado, conseguem executar melhor as tarefas de separação do lixo, como os sacos plásticos contendo vidros, podem interagir entre eles e estabelecer relações amistosas com os cidadãos sobre melhores práticas de acondicionamento do lixo. Em relação à segurança e à saúde, ao utilizarem este método, os garis ficam menos sujeitos a riscos de cortes, atropelamentos, quedas e desavenças com motoristas no trânsito, além de realizarem o trabalho com menos esforço físico. Concluiu-se que a utilização da redução não apenas diminui o esforço físico e a exposição a riscos de acidentes, mas também melhora a qualidade da coleta de lixo domiciliar.
Biblioteca responsável: BR71.1