Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desempenho de enfermeiras na coleta de material cervico uterino para exame de Papanicolaou / Desempeño de enfermeras en la recolección de material cérvico uterino para examen de Papanicolaou / Performance of nurses in gathering material for Pap smear test

Oliveira, Nancy Costa de; Moura, Escolástica Rejane Ferreira; Diógenes, Maria Albertina Rocha.
Acta paul. enferm ; 23(3): 385-391, maio-jun. 2010. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-554308

OBJETIVOS:

Verificar conhecimento e prática de enfermeiras na coleta de material cérvico-uterino, identificar disponibilidade de materiais para realização da coleta e conferir adequabilidade da lâmina.

MÉTODOS:

Estudo transversal, de campo, realizado de agosto a outubro de 2006, com 21 enfermeiras. Conhecimento foi investigado por questionário; técnica de coleta e materiais foram pesquisados por observação; adequabilidade das lâminas foi verificada nos laudos laboratoriais.

RESULTADOS:

Dezessete enfermeiras se auto-avaliaram seguras para realizar o exame; duas investigaram esvaziamento da bexiga; quatro explicaram o procedimento; nenhuma indagou uso de duchas, abstinência sexual e sangramento intermenstrual; duas não usaram espátula corretamente e duas consideraram desnecessária a coleta da endocérvice; duas coletas levaram tempo excessivo para fixação. Espéculos e pinças Cherron foram insuficientes; 63(100 por cento) das lâminas estavam adequadas.

CONCLUSÃO:

Há déficit de conhecimento e de técnica, insuficiência de materiais, e apesar das falhas observadas na coleta, 100 por cento dos laudos conferiram adequabilidade às lâminas.
Biblioteca responsável: BR1.1