Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise do acolhimento na estratégia de saúde da família sob a perspectiva do usuário / Reception in health family strategy: a user´s view

Esmeraldo, Geordany Rose de Oliveira Viana; Oliveira, Lúcia Conde; Sousa, Keylla Márcia Menezes; Araújo, Michell Ângelo Marques; Esmeraldo Filho, Carlos Eduardo; Viana, Érica Maria de Noronha.
Rev. APS ; 12(2)abr.-jun. 2009.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-556347
O acolhimento constitui uma estratégia de como operar o processo de trabalho em saúde que traz um novo significado na relação profissional-usuário, o qual é considerado em toda a sua subjetividade. O objetivo deste estudo é analisar a estratégia de acolhimento desenvolvida em um centro de saúde da família sob a perspectiva do usuário. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória de abordagem qualitativa, realizada no Centro de Saúde Benedito Artur de Carvalho, situado na Secretaria Executiva Regional II, no Município de Fortaleza-Ceará. O estudo ocorreu no período de junho a agosto de2007, tendo como sujeitos vinte usuários desse Centro. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, aplicada após o usuário ser atendido na unidade. Depois do processamento manual dos dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo, de Bardin. Algumas categorias foram criadas com base nas unidades temáticas acolhimento - algo desconhecido? cuidado, atenção e carinho - sinônimos de acolhimento; acolhimento - espaço de escuta; acolhimento -gerando mudanças no serviço; acolhimento - um caminho a percorrer. A estratégia de acolhimento, para muitos usuários,é algo novo e desconhecido, originando conflitos, por trazer mudanças na dinâmica do processo de trabalho, e a adaptação deve ser esperada à medida que o serviço se organize. Outros encontram nessa estratégia um espaço de escuta, de boasvindas,atenção e direcionamento de seus diversos problemas,constatando mudanças, algumas percebidas pelos usuários como melhoria após sua implantação. Ficaram evidentes as mudanças ocorridas no serviço após a implantação do acolhimento como nova estratégia dentro do processo de trabalho em saúde. Nosso desafio é encontrar novas formas de adequar essa proposta às necessidades da população assistida. Esperamos,com essa análise, trazer reflexões nessa nova forma de acolher e assim contribuir para a eficiência do serviço prestado nesse Centro de Saúde.
Biblioteca responsável: BR378.1