Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicação interpessoal como instrumento que viabiliza a qualidade da consulta de enfermagem ginecológica / Interpersonal communication as a tool for fostering gynecologic nursing consultation quality

Teixeira, Carla Araujo Bastos; Silva, Raimunda Magalhães da; Rodrigues, Maria Socorro Pereira; Linard, Andrea Gomes; Diógenes, Maria Albertina Rocha; Mendonça, Francisco Antonio da Cruz.
Rev. APS ; 12(1)jan.-mar. 2009.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-556360
Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em abril e maio de 2006, em uma unidade de referência em ginecologia do sistema de saúde de Fortaleza-CE, Brasil. O objetivo foi analisar a percepção das enfermeiras e usuárias em relação às ações que favorecem a comunicação eficaz durante a consulta de enfermagem ginecológica. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e observação da prática de sete enfermeiras e quarenta usuárias. A análise de conteúdo possibilitou a organização do material empírico em cinco categorias. Na visão das enfermeiras, para se comunicar bem, tem que se fazer entender. Estas procuram conversar, escutar a usuária e utilizam diversas formas de tecnologia na educação e promoção da saúde, facilitando a comunicação interpessoal e a descontração durante a consulta ginecológica. Para as usuárias, o fator tempo é um empecilho no processo de comunicação. Estas apelam para uma assistência humanizada nos modos de produzir saúde. Concluiu-se que a comunicação enfermeira-usuária se faz parcialmente e de forma segura na visão das usuárias, mas a enfermeira necessita aperfeiçoar o relacionamento interativo na prática da consulta.
Biblioteca responsável: BR378.1