Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Asistencia de adolescentes mexicanos a servicios de consejería sobre sexualidad y reproducción / Mexican teenagers attendance to sexual and reproductive counseling services / Assistência de adolescentes mexicanos a serviços de consejería sobre sexualidade e reprodução

Vanessa Mota, Sanhua; Tello Roldán, Guadalupe; Rivas Ayala, Lourdes.
Invest. educ. enferm ; 28(1): 54-63, mar. 2010.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF | ID: lil-560480

Objetivo:

avaliar nos adolescentes a relação entre as variáveis assistência individual ou grupal a serviços de conselheira sobre sexualidade (CSSyR) e reprodução e início da vida sexual com variáveis sócio-demográficas(sexo, idade e segurança social), inquietudes de assistência a este serviço e conhecimento prévio de métodos de prevenção de infecções de transmissão sexual e gravidez.

Metodologia:

desde setembro de2007 a junho de 2008 se levou a cabo um estudo transversal analítico no que participaram 507 adolescentes que estudavam em estabelecimentos públicos de Cidade do México. Se incluíram os adolescentes que aceitaram participar na investigação, sem importar que tivessem ou não iniciado sua vida sexual. A informação foi tomada utilizando um questionário de auto-aplicação. Na análise estatística se aplicaram provas de X2, razões de prevalências e modelos de regressão logística.

Resultados:

os adolescentes de sexo masculino e sem problemas de saúde tiveram mais probabilidade de assistir à CSSyR grupal. Entre os que têm menos conhecimento de métodos de prevenção de gravidez, esta probabilidade foi menor. O início da vida sexual foi mais provável entre aqueles adolescentes de 15 ou mais anos de idade e sem segurança social.

Conclusão:

o tipo de assistência à CSSyR e o início da vida sexual podem estar determinados pelas características sócio-demográficas dos adolescentes, seus problemas de saúde e o conhecimento prévio de métodos de prevenção de gravidez.
Biblioteca responsável: CO103.1