Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise do conceito de promoção da saúde / Analysis of the concept of health promotion / Análisis del concepto de promoción de la salud

Lopes, Maria do Socorro Vieira; Saraiva, Klívia Regina de Oliveira; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Ximenes, Lorena Barbosa.
Texto & contexto enferm ; 19(3): 461-468, jul.-set. 2010.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: lil-561496
A enfermagem vem incorporando a promoção da saúde como elemento integrante de sua área de ação, atuando sobre os determinantes do processo saúde-doença-cuidado. Objetivou-se analisar a evolução histórica do conceito de promoção da saúde expresso nas cartas de promoção da saúde. Utilizou-se a análise de conceito, na perspectiva evolucionária de Rodgers, destacando os atributos essenciais, eventos antecedentes, eventos consequentes e conceitos relacionados. Os resultados apontam que o conceito de promoção da saúde vem se ampliando, influenciado pelos movimentos internacionais, por reduzir as iniquidades. A evolução da formulação oficial em Ottawa até os últimos documentos foi seu enriquecimento, adotando estratégias fundamentais para a promoção da saúde, como defesa de saúde, até identificação de ações e compromissos para atingir os determinantes de saúde em um mundo globalizado, em Bangkok. A utilização de um modelo para analisar conceito proporcionou clarificação, possibilitando a elaboração de formulações teóricas nas áreas da saúde, principalmente a enfermagem.
Biblioteca responsável: BR17.1