Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pesquisa-ação: contribuição para prática investigativa do enfermeiro / Investigación-acción: contribución en la práctica investigativa del enfermero / Research action: a contribution to nurse's investigative practices

Monteiro, Claudete Ferreira de Sousa; Moreira, Maria Rosilene Cândido; Oliveira, Edina Araújo Rodrigues; Moura, Maria Edileuza Soares; Costa, Jonhatan Veloso.
Rev. gaúch. enferm ; 31(1): 167-174, 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-561729
Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a metodologia da pesquisa-ação enquanto estratégia alternativa ao modelo convencional de investigação científica. Contextualiza a metodologia a partir de dois estudiosos da temática, que propõem modelos estruturais distintos o ciclo de investigação-ação e o modelo de fases flexíveis. Aponta exemplos de utilização da pesquisa-ação a partir de estudos realizados por enfermeiros. Considera-se modalidade que vem sendo cada vez mais adotada nos espaços do cuidado, bem como no processo educativo, apontando para a necessidade de maior aprofundamento teórico, a fim de que a estratégia possa ser ferramenta útil na prática investigativa do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR546.1