Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Úlceras por presión en personas con lesión medular: conocimiento de familiares y cuidadores / Pressure ulcers in patients with spinal cord injury: knowledge of relatives and caregivers / Úlceras por pressão em pessoas com lesão medular: conhecimento de familiares e cuidadores

Figueiredo, Zuila Maria de; Tirado, Juan José; Mulet, Francisco Vicente; Núñez, Antonio José; Andrade, Luciene Miranda de; Miranda, Maira Di Ciero; Soares Monteiro, Maria Goretti.
Av. enferm ; 28(n.esp): 29-38, oct. 2010.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF | ID: lil-565576

Objetivo:

avaliar o conhecimento dos fatores de risco e prevenção de úlceras por pressão a partir da perspectiva de familiares e cuidadores de pessoas com lesão medular em casa.

Método:

estudo descritivo, transversal, quantitativo. A amostra foi de 50 pessoas. Os dados foram coletados por meio de um questionário realizado entre os meses de agosto a dezembro de 2008. A análise estatística foi realizada no programa SPSS Windows, versão 13.0.

Resultados:

Observo-se que os cuidadores familiares têm conhecimento correto sobre seu papel na prevenção, 80% dos casos e os pacientes de maior risco estão acamados, paraplégicos e idosos (74%) é preciso orientar os doentes e familiares sobre os fatores de risco das úlceras por pressão (100%); a pele limpa e seca impede o aparecimento de UP (64%). No que diz respeito a erros cognitivos, eles estão relacionados com a periodicidade da avaliação da integridade da pele (84%) e com o uso de lençóis na transferência e mobilização do paciente (80%). Discussão A alta taxa de sucesso sobre os fatores de risco mostra que as famílias e os cuidadores têm bom conhecimento eles estão preparados para o cuidado, no entanto, a alta incidência de erros nas medidas de prevenção das úlceras por pressão e mostra que os familiares e cuidadores não têm o conhecimento adequado sobre tais medidas.

Conclusões:

A pesquisa mostra que avaliar o conhecimento dos familiares e cuidadores é essencial para implantar ações corretivas para cuidar adequadamente pessoas com lesão medular.
Biblioteca responsável: CO136.1