Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Planejamento familiar na adolescência na percepção de enfermeiras da estratégia saúde da família / Family planning in adolescence in the perception of nurses from the family health strategy / Planificación familiar en la adolescencia desde el punto de vista de enfermeras de la estratregia de salud de la familia

Queiroz, Ingrid Nepomuceno Bezerra; Santos, Maria Cecília Freitas Cesarino dos; Machado, Maria de Fátima Antero de Sousa; Lopes, Maria do Socorro Vieira; Costa, Carmem Cemires Cavalcante.
Rev. RENE ; 11(3): 103-113, jul.-set. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-567466
O estudo objetivou conhecer como acontece o atendimento de planejamento familiar ao adolescente, sob a óptica dos enfermeiros dos Centros de Saúde da Família (CSF) da Secretaria Executiva Regional VI, do Município de Fortaleza-CE. Estudo descritivo, realizado com oito enfermeiras nos CSF, nos meses de março e abril de 2009. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e para a organização destes, utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados evidenciaram que o atendimento ao planejamento familiar de adolescentes ocorre, porém, pouco direcionado para as especificidades desse público, caracterizando-se também por disponibilidade limitada dos métodos contraceptivos e fragilidade na organização do serviço, com demora no atendimento, horário compatível com o da escola, falta de tempo e de espaço para profissionais realizarem atividades grupais.
Biblioteca responsável: BR6.1