Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O ensino da ética e da bioética no processo de formação do enfermeiro frente às diretrizes curriculares nacionais / La enseñanza de la ética y de la bioética en el proceso de formación del enfermero frente a las directrices curriculares nacionales / The teaching of ethics and bioethics in the nurses? formation process regarding the national curriculum guidelines

Araújo, Janieiry Lima de; Jorge, Maria Salete Bessa; Freitas, Consuelo Helena Aires de; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Cogitare enferm ; 14(3)jul.-set. 2009.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-568387
Reflexão teórica do ensino da ética/bioética na graduação em enfermagem no Brasil, caracterizada por visão deontológica. O objetivo é refletir sobre o ensino da ética/bioética e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Enfermagem. Foi feito estudo bibliográfico na Biblioteca Virtual em Saúde e outros referenciais sobre o tema em questão. Os resultados encontrados apresentam-se como desafio aos processos de formação em enfermagem e pauta de reflexão/ação do ensino da ética na enfermagem formação/capacitação docente na área; transversalidade da ética no Projeto Pedagógico do Curso; definição do marco teórico-conceitual, com base no saber interdisciplinar; articulação dos conteúdos disciplinares da enfermagem com os problemas práticos; adoção de métodos/estratégias de ensino problematizadoras e participação ativa dos atores no processo de formação. Pensar a prática docente voltada à incorporação dos saberes da ética/bioética frente às diretrizes demanda romper as concepções tradicionais da ética ao campo normativo da moral humana e capacitar os professores nesse campo.
Biblioteca responsável: BR16.1