Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistematização da assistência de enfermagem às mulheres mastectomizadas / Nursing care systematization for mastectomized women / Sistematización de la atención de enfermería a las mujeres mastectomizadas

Oliveira, Shérida Karanini Paz de; Viana, Maria Tereza Menezes d Paiva e; Bilhar, Suyane Pinto de Oliveira; Lima, Francisca Elisângela Teixeira.
Cogitare enferm ; 15(2)abr.-jun. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-568440
A sistematização da assistência de enfermagem permite ao enfermeiro coordenar a assistência prestada, identificando as necessidades individuais do paciente. Foi objetivo utilizar a sistematização da assistência de enfermagem às mulheres mastectomizadas. Trata-se de estudo descritivo, realizado em uma instituição especializada em oncologia. Participaram dez mulheres cadastradas no grupo de apoio à mulher mastectomizada da instituição, com idade igual ou superior a 18 anos, em tratamento no período da pesquisa; e consciente ou apta a responder aos questionamentos. Para coleta dos dados foram utilizados entrevista e exame físico. Foram detectados cinco diagnósticos de enfermagem real, cinco de promoção da saúde, quatro de risco e três de bem-estar. A análise demonstrou que, após a mastectomia, as mulheres apresentam algumas limitações, mas enfrentam de maneira satisfatória a mudança corporal.
Biblioteca responsável: BR16.1