Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Família e redes sociais de apoio para o atendimento das demandas de saúde do idoso / Family and social networks of support for meeting the demands of health of the elderly / Familia y redes sociales de apoyo para el atendimiento de las demandas de salud del anciano

Mota, Fernanda Rochelly do Nascimento; Oliveira, Edmara Teixeira; Marques, Marilia Braga; Bessa, Maria Eliana Peixoto; Leite, Bruna Michelle Belém; Silva, Maria Josefina da.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 14(4): 833-838, out.-dez. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-569081
A proposta foi avaliar as redes sociais de apoio das famílias com idosos segundo o modelo Calgary de avaliação de família (MCAF). Estudo quantitativo do tipo transversal de caráter exploratório e descritivo, desenvolvido juntos às famílias com idosos residentesem bairros periféricos de Fortaleza-CE, de novembro/2008 a janeiro/2009. Dados obtidos de 218 famílias através de entrevista em domicílio ao responsável pelos cuidados da família. Nas redes sociais de apoio, a atuação do enfermeiro foi bastante expressiva (32,1 por cento); em situação de doença, a demanda de apoio de outros foi de 68,3 por cento e a da família em apoio a outros foi de 76,6 por cento. Quanto à ajuda financeira, percebe-se que 58,7 por cento afirmam fazê-la; no entanto, apenas 36,2 por cento pedem esse tipo de ajuda.A estrutura de família com idosos merece atenção na busca por conhecimentos científicos diante do holismo para subsidiar aprática profissional do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR442.1