Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O trabalho noturno e suas repercussões na saúde do trabalhador de enfermagem / Impact of night shift on the health of nursing workers / El trabajo nocturno y sus repercusiones en la salud del trabajador de enfermería

Lisboa, Márcia Tereza Luz; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Santos, Déborah Machado dos; Fernandes, Marcela Costa; Ferreira, Rita Elzí Dias de Seixas.
Rev. enferm. UERJ ; 18(3): 478-483, jul.-set. 2010. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-570277
Este artigo de revisão teve como objeto o trabalho noturno e suas repercussões na saúde dos trabalhadores de enfermagem. Os objetivos foram identificar a produção científica de enfermagem sobre trabalho noturno e analisar as repercussões desse turno na saúde dos trabalhadores da área. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sistemática, exploratória e descritiva. A busca bibliográfica ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde e na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, com um recorte temporal de 1988 a 2009. A partir da análise dos oito artigos encontrados, verificou-se que o trabalho noturno traz múltiplas repercussões para o processo saúde-doença dos trabalhadores como infecções, envelhecimento, alterações do humor, distúrbios de memória, alterações gastrointestinais, impotência, entre outras. Conclui-se que, apesar de o trabalho noturno impactar negativamente na saúde, os trabalhadores frequentemente optam pela jornada laboral noturna devido ao pagamento do adicional noturno e por facilitar o cumprimento de tarefas domésticas.
Biblioteca responsável: BR1366.1