Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção de mulheres com relação à ocorrência de sífilis congênita em seus conceptos / Women's perception of the occurrence of congenital syphilis in their offspring

Silva, Maria Rejane Ferreira; Brito, Ederline Suélly Vanini; Freire, Luciana Cyntya Goiana; Pedrosa, Mariana de Moraes; Sales, Vanessa Maria de Brito; Lages, Itamar.
Rev. APS ; 13(3)jul.-set. 2010.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-571953
O estudo teve como objetivo analisar a percepção de mulheres que realizaram consulta pré-natal, em relação à ocorrência de sífilis congênita. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. As mulheres foram selecionadas mediante dois critérios realização do pré-natal, e ocorrência de conceptos portadores de sífilis congênita, identificados através da ficha do SINAN (Sis-tema de Notificação de Agravos). A coleta de dados foi interrompida quando ocorreu a saturação de informação. Entrevistaram-se 11 mulheres e, a partir da análise narrativa de conteúdo, criaram-se três categorias a percepção materna sobre a transmissão da sífilis; a assistência ao ciclo gravídico puerperal e sua influência no conhecimento sobre a sífilis; a doença e o sofrimento materno. As mulheres responsabilizaram os seus parceiros, a assistência pré-natal e a si mesmas pela ocorrência da doença. O acometimento da doença nas crianças produziu angústia, dor e sofrimento. Os achados obtidos permitiram sugerir que há uma lacuna na qualidade da assistência pré-natal, no que diz respeito à difusão de conhecimentos. A pobreza, o baixo nível de escolaridade e o desconhecimento sobre a doença apontam para a necessidade de reformular a abordagem das mulheres sobre as DSTïs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). É necessário maior investimento em políticas estruturantes que contribuam com a redução da pobreza. Do ponto de vista setorial, é fundamental a implementação de medidas que tornem as condições de assistência pré-natal mais adequadas.
Biblioteca responsável: BR378.1