Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Surto de infecção por norovírus em instituição de longa permanência no Brasil / An outbreak of norovirus infection in a long-term care facility in Brazil

Menezes, Fernando Gatti de; Correa, Vanessa Maria da Silva de Poli; Franco, Fábio Gazelato de Mello; Ribeiro, Miriam Ikeda; Cardoso, Maria Fátima dos Santos; Morillo, Simone Guadagnucci; Carmona, Rita de Cássia Compagnoli; Timenetsky, Maria do Carmo Sampaio Tavares; Correa, Luci; Pasternak, Jacyr.
Einstein (Säo Paulo) ; 8(4)Oct.-Dec. 2010. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-571966

Objetivo:

Descrever um surto de norovírus ocorrido em uma instituição de longa permanência no Brasil, de 8 a 29 de julho 2005.

Métodos:

Nas primeiras 48 a 72 horas após o início dos sintomas entre moradores da instituição de longa permanência e funcionários, as principais estratégias de controle da infecção foram educação da equipe, reforço na higienização das mãos, implementação de precauções de contato até 48 a 72 horas após o término de sintomas, limpeza "terminal" dos quartos dos moradores e afastamento dos funcionários sintomáticos até 48 a 72 horas após o término dos sintomas. As características clínicas e epidemiológicas das infecções por norovírus foram descritas baseadas nos dados dos prontuários.

Resultados:

A incidência foi 41,3% entre moradores e 16,25% entre funcionários. O principal sintoma foi diarreia, acometendo 100% dos casos; 44% das amostras de fezes foram positivas pela análise RIDASCREEN® Norovirus, com a identificação do norovírus genogrupo II. Setenta por cento dos moradores eram do sexo feminino, com idade de 51 a 98 anos. Os moradores tinham, em média, duas comorbidades, sendo 87,3% com doenças cardiovasculares ou pulmonares e 47,6% com demência. Não houve recidiva do surto ou óbitos.

Conclusões:

As medidas precoces de prevenção associada à vigilância são estratégias que mantém as instituições de longa permanência livres de infecções por norovírus e protegem aqueles indivíduos mais vulneráveis.
Biblioteca responsável: BR500.1