Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise citogenética em material de abortamento espontâneo / Cytogenetic analysis of material from spontaneous abortion

Rolnik, Daniel Lorber; Carvalho, Mário Henrique Burlacchini de; Catelani, Ana Lúcia Pereira Monteiro; Pinto, Ana Paula Almeida Rocha; Lira, Juliana Branco Gonçalves; Kusagari, Neusa Kiyomi; Belline, Paula; Chauffaille, Maria de Lourdes.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 56(6): 681-683, 2010. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-572588

OBJETIVO:

Descrever as anormalidades cromossômicas em material de abortamento espontâneo.

MÉTODOS:

Realizou-se compilação retrospectiva da análise de cariótipo em lâmina corada com Banda G por microscopia óptica e em material de 428 produtos de abortamento encaminhados para estudo.

RESULTADOS:

Foram observados 145 resultados normais (33,9 por cento) e 237 resultados anormais (55,4 por cento). Em 46 amostras não houve crescimento celular (10,7 por cento). As anormalidades numéricas foram as mais frequentes, destacando-se a trissomia do 16 (41 casos), a triplodia (27 casos), a monossomia do X (26 casos), a tetraploidia (13 casos) e a trissomia do 15 (13 casos).

CONCLUSÃO:

As alterações citogenéticas representam importante causa de perdas gestacionais e sua detecção auxilia o aconselhamento genético do casal. A trissomia do cromossomo 16 é a alteração mais frequentemente encontrada.
Biblioteca responsável: BR1.1