Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida de pacientes submetidos ao transplante cardíaco: aplicação da escala Whoqol-Bref / Quality of life of patients that had a heart transplant: application of Whoqol-Bref scale / Calidad de vida de pacientes sometidos a transplante cardíaco: aplicación de la escala Whoqol-Bref

Aguiar, Maria Isis Freire de; Farias, Deisiana Rios; Pinheiro, Mabel Leite; Chaves, Emília Soares; Rolim, Isaura Letícia Tavares Palmeira; Almeida, Paulo César de.
Arq. bras. cardiol ; 96(1): 60-68, jan. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-573596
FUNDAMENTO O sucesso do transplante cardíaco significa garantir a sobrevida dos pacientes com cardiopatia e permitir-lhes desenvolver suas atividades diárias. O transplante cardíaco apresenta-se como a primeira opção de tratamento na falência cardíaca, representando um aumento de sobrevida e qualidade de vida dos transplantados.

OBJETIVO:

Avaliar a qualidade de vida de pacientes submetidos ao transplante cardíaco através da aplicação de uma escala padronizada (Whoqol-Bref).

MÉTODOS:

Estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa, realizado com 55 pacientes submetidos ao transplante cardíaco, em um período entre o terceiro e o 103º mês, que realizam acompanhamento na Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca em um Hospital de Referência em Cardiologia na cidade de Fortaleza, CE. Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2009, por meio da aplicação de um questionário padronizado pela Organização Mundial da Saúde e utilização de dados constantes nos prontuários.

RESULTADOS:

Com relação ao domínio físico, 62,8 por cento e 58,3 por cento dos pacientes, dos sexos masculino e feminino, respectivamente, estão satisfeitos. No domínio psicológico, dentre pacientes do sexo masculino, 65,1 por cento apresentam satisfação quanto à qualidade de vida e, no sexo feminino, 58,3 por cento encontram-se satisfeitas. No domínio das relações sociais, observou-se que, no sexo masculino, 53,5 por cento estão muito satisfeitos, e apresentou-se um nível de satisfação de 100 por cento no sexo feminino. No domínio do meio ambiente, 65,1 por cento do sexo masculino encontram-se satisfeitos, e no sexo feminino, 83,3 por cento estão satisfeitas.

CONCLUSÃO:

O transplante cardíaco teve bastante influência na qualidade de vida dos pacientes transplantados, pois os resultados mostram-se estatisticamente significantes no pós-transplante.
Biblioteca responsável: BR1.1