Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ser mãe adolescente: representacoes de puerperas adolescentes a partir da técnica do desenho-estória / Teen being a mother: representations of adolescents in the post partum from the technique of drawning-story / Ser madre en la adolescencia: representaciones de parturientas adolescentes a partir de la tecnica del dibujo-historia

Rodrigues, Francisco Rafael de Araújo; Rodrigues, Dafne Paiva; Silva, Lucilane Maria Sales da; Jorge, Maria Salete Bessa; Vasconcelos, Lea Dias Pimentel Gomes.
REME rev. min. enferm ; 14(3): 308-315, jul.-set. 2010. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-578193
Objetivou-se com esta pesquisa apreender o processo de adolescer e ser mãe na adolescência com base na técnica do desenho-estória, fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos das Representações Sociais. Este estudo foi desenvolvido em um hospital-maternidade público do município de Fortaleza-CE, no período de setembro de2006 a janeiro de 2007, com 25 puérperas adolescentes, por meio da técnica do desenho-estória como tema, o que convergiu em três dimensões físico-orgânica, psicoafetiva e psicossocial. Na dimensão físico-orgânica, foram citadas a fragilidade anatômica e a imaturidade biológica do corpo da jovem para conceber o filho. A maternidade ancorada na dimensão psicoafetiva caracteriza-se pela relação conflituosa entre a ambivalência de carência afetiva e rejeição, bem como pela felicidade e pela satisfação quanto à presença do filho. Na dimensão psicossocial, a mãe está associada às condutas consideradas importantes para o desenvolvimento social e cognitivo da criança.
Biblioteca responsável: BR21.1