Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Deglutição após tratamento não cirúrgico (radioterápico/ radioquimioterápico) do câncer de laringe / Swallowing after non-surgical treatment (radiation therapy / radiochemotherapy protocol) of laryngeal cancer

Portas, Juliana; Socci, Claudia Pereira; Scian, Eliana Perissato; Queija, Débora dos Santos; Ferreira, Alessandra Sampaio; Dedivitis, Rogério Aparecido; Barros, Ana Paula Brandão.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 77(1): 96-101, jan.-fev. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-578464
O tratamento radioterápico/ radioquimioterápico para tumores de laringe pode ocasionar sequelas na deglutição.

OBJETIVO:

Avaliar características da deglutição de pacientes tratados por radioterapia/ radioquimioterapia para tumores de laringe. MATERIAL E

MÉTODO:

Estudo prospectivo com 20 indivíduos, idade média de 62 anos, após término do tratamento oncológico. Destes, 6 (30 por cento) foram tratados por radioterapia exclusiva e 14 (70 por cento) por radioquimioterapia. O tempo médio decorrido do tratamento médico ao momento da avaliação fonoaudiológica foi de 8,5 meses. Foi realizada avaliação videofluoroscópica da deglutição orofaríngea e analisados eventos das fases preparatória, oral e faríngea da deglutição.

RESULTADOS:

Todos os pacientes se alimentavam com via oral exclusiva. Apenas 25 por cento da amostra apresentavam deglutição dentro dos limites da normalidade. A videofluoroscopia da deglutição identificou os seguintes eventos alterados formação do bolo (85 por cento), ejeção do bolo (60 por cento), estases na cavidade oral (55 por cento), alteração no início da fase faríngea (100 por cento), redução da elevação da laringe (65 por cento) e estase em hipofaringe (80 por cento). A penetração laríngea foi diagnosticada em 25 por cento dos casos e 40 por cento penetrações seguidas de aspirações traqueais. O grau de penetração/ aspiração foi considerado discreto em 60 por cento, porém em 35 por cento da amostra a aspiração foi silenciosa. Embora 75 por cento da amostra apresentassem algum grau de disfagia, apenas 25 por cento dos pacientes referiam queixa de deglutição.

CONCLUSÃO:

Pacientes com câncer de laringe tratados com radioterapia/ radioquimioterapia podem apresentar alterações em todas as fases da deglutição, mesmo na ausência de sintomas.
Biblioteca responsável: BR1.1