Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da vascularização renal ao power doppler tridimensional em fetos com dilatação de vias urinárias: correlação com prognóstico renal pós-natal / Three-dimensional power doppler evaluation in fetuses with urinary tract dilatation: correlation to post-natal renal prognosis

Bernardes, Lisandra Stein.
São Paulo; s.n; 2010. 97 p. ilus.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-579248

INTRODUÇÃO:

Não há, até o momento, método ideal de avaliação da função renal em fetos com dilatação de vias urinárias. A ultrassonografia é utilizada como um método não invasivo e alguns parâmetros, como o índice de líquido amniótico, foram descritos na predição de insuficiência renal. Entretanto, a sensibilidade é baixa e a detecção de alterações, muitas vezes, ocorre tardiamente na gestação. A avaliação bioquímica da urina ou sangue fetais acrescenta risco à gestação e, apesar de melhorar a detecção de insuficiência renal, tem sensibilidade e especificidade baixas. O Power Doppler tridimensional é um método capaz de quantificar fluxo em órgãos parenquimatosos e tem sido utilizado na quantificação de fluxo sanguíneo de órgãos fetais e placenta. Como fetos com obstrução de vias urinárias e insuficiência renal apresentam diminuição no número de glomérulos, a quantificação do fluxo renal ao Power Doppler tridimensional poderia aprimorar a avaliação da função renal desses fetos.

OBJETIVOS:

quantificar o fluxo renal ao Power Doppler tridimensional em fetos com suspeita de obstrução de vias urinárias e naqueles com morfologia renal normal, avaliar a influência da profundidade nos índices vasculares e comparar os índices nos fetos que evoluíram com e sem insuficiência renal no período pós-natal.

MÉTODOS:

fetos com hidronefrose bilateral e/ou dilatação vesical foram prospectivamente comparados com fetos sem malformações em relação à quantificação do fluxo renal ao Power Doppler tridimensional. Os parâmetros avaliados foram IV, IVF, IF e a profundidade. Após o nascimento, as crianças foram seguidas por uma equipe de nefrologia e urologia e, de acordo com a função renal, foram classificadas em 2 grupos insuficiência renal e função renal normal. A vascularização renal foi avaliada em cada grupo e comparada ao grupo controle.

RESULTADOS:

vinte e três fetos com dilatação de vias urinárias e setenta e três com morfologia renal normal foram considerados...
Biblioteca responsável: BR66.1
Localização: BR66.1; W4.DB8, B444an, FM-2, 2010