Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Predição da síndrome metabólica em crianças por indicadores antropométricos / Prediction of metabolic syndrome in children through anthropometric indicators / Predicción del síndrome metabólico en niños por indicadores antropométricos

Ferreira, Aparecido Pimentel; Ferreira, Cristiane Batisti; Brito, Ciro José; Pitanga, Francisco José Gondim; Moraes, Clayton Franco; Naves, Luciana Ansaneli; Nóbrega, Otávio de Toledo; França, Nancí Maria de.
Arq. bras. cardiol ; 96(2): 121-125, fev. 2011. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-579618
FUNDAMENTO Devido à necessidade de mensurar as variáveis antropométricas, bioquímicas e hemodinâmicas para o diagnóstico da síndrome metabólica, percebe-se a dificuldade da avaliação de grandes populações, principalmente em crianças, provocada pelo difícil acesso e pelo caráter invasivo. É premente a necessidade de desenvolverem-se formas diagnósticas de fácil aplicação, boa precisão e baixo custo, com a finalidade de predizer a síndrome metabólica já nas idades iniciais.

OBJETIVO:

Verificar a prevalência da síndrome metabólica em crianças e testar os indicadores antropométricos com capacidade preditiva.

MÉTODOS:

Estudo transversal realizado com 109 crianças, de 7 a 11 anos. Utilizou-se o critério National Cholesterol Education Program para o diagnóstico da síndrome metabólica, adaptado à idade. Como possíveis preditores, foram testados índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), relação cintura/quadril (RCQ), índice de conicidade (índice C) e o percentual de gordura corporal.

RESULTADOS:

A prevalência da síndrome metabólica foi de 13,3 por cento e 36 por cento para meninos e meninas, respectivamente. Os principais indicadores antropométricos foram IMC = 0,81 (0,69 - 0,94), CC = 0,79 (0,64 - 0,94), gordura corporal = 0,79 (0,66 - 0,92) e RCQ = 0,37 (0,21 - 0,54).

CONCLUSÃO:

Foram considerados fatores preditores da síndrome metabólica a CC superior a 78 cm, a gordura corporal superior a 41 por cento e o IMC superior a 24,5 kg/m². O índice C e a RCQ não foram considerados preditores.
Biblioteca responsável: BR1.1