Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção de risco de adolescentes escolares na relação consumo de álcool e comportamento sexual / Percepción de riesgo de adolescentes en escuela relacionados con el alcohol y el comportamiento sexual / Perception of risk of school adolescents in relation to alcohol consumption and sexual behavior

Sampaio Filho, Francisco Jucier Luz; Sousa, Pedro Ricardo Mesquita de; Vieira, Neiva Francenely Cunha; Nóbrega, Maria de Fátima Bastos; Gubert, Fabiane do Amaral; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa.
Rev. gaúch. enferm ; 31(3): 508-514, set. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-579806
O uso de álcool tem sido uma das principais causas desencadeadoras de situações de vulnerabilidade na adolescência. O estudo tem como objetivo analisar a percepção de risco de adolescentes acerca da relação consumo de álcool/comportamento sexual. Os sujeitos foram dez adolescentes entre 14 e 19 anos, estudantes de escola pública em Fortaleza, Ceará. Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, fundamentado na técnica de Grupo focal, sistematizado por meio de cinco oficinas. Os adolescentes reconhecem o risco entre o consumo de álcool e comportamento sexual, e destacam que o ato de beber facilita as relações entre os pares e apontam a influência da mídia neste processo. Conhecer a percepção dos adolescentes e sua relação com o abuso de álcool e suas conseqüências é relevante para a implementação de políticas de prevenção e combate ao consumo de bebidas alcoólicas nesta etapa de crescimento e desenvolvimento.
Biblioteca responsável: BR1.1