Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil sociodemográfico e clínico de uma equipe de enfermagem portadora de Hipertensão Arterial / Sociodemographic and clinical profile of a nursing team with high blood pressure / Perfíl sociodemografico y clínico de un equipo de enfermería con presión alta

Custódio, Ires Lopes; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Almeida, Maria Irismar de; Silva, Lúcia de Fátima da; Monteiro, Ana Ruth Macedo.
Rev. bras. enferm ; 64(1): 18-24, jan.-fev. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-580361
Estudo descritivo-exploratório desenvolvido em um hospital terciário de Fortaleza, CE, Brasil com objetivo de avaliar as características dos profissionais de enfermagem com hipertensão arterial em um hospital de doenças cardiovasculares. Em população constituída pela equipe de enfermagem, a amostra continha 130 participantes. Os dados foram coletados por meio de entrevista e as características sociodemográficas predominantes foram nível médio (72,3 por cento); sexo feminino (79,2 por cento); idade > 40 anos (79,2 por cento); casados (41,5 por cento) e não-brancos (65,4 por cento). Fatores de risco não modificáveis história familiar (71,5 por cento). Os modificáveis foram diabetes mellitus (24,6 por cento), tabagismo (35,4 por cento); etilismo (43,8 por cento); dieta inadequada (68,5 por cento); dislipidemia (24,6 por cento) e sedentarismo (62,3 por cento). É necessário desenvolver estratégias de educação em saúde e programar acompanhamento desses profissionais de saúde, visando controlar a pressão arterial e evitar complicações cardiovasculares.
Biblioteca responsável: BR1.1